Olá pessoal, seja bem vindo ao nosso espaço virtual.
Começaremos com o texto sobre o Big Bang e um vídeo que ilustra a formação do Universo.
Bom texto, bom vídeo e bons estudos.
O Big Bang
Há muito tempo diversas formas de tentar explicar a origem do Universo foram feitas pelo homem. Algumas se baseavam em mitos, creditando ao sobrenatural sua origem. Outras, misturavam observação e mito, como no caso dos gregos, que usavam a razão, mas atribuíam forças aos deuses do Olimpo.
Com o desenvolvimento da Ciência, novas descobertas foram feitas, baseadas em evidências, a partir da observação, da lógica e da investigação.
A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo George Gamow e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître. Segundo eles, o universo teria surgido após de uma grande explosão, há 14 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.
Mas do Big Bang não surgiu o Universo como conhecemos, com planetas, asteróides, estrelas e galáxias. No princípio, surgiu apenas uma enorme nuvem de gás hidrogênio, o elemento mais simples do universo. O hidrogênio, após se submeter a calor e à pressão, se transformou em hélio, que estão entre os principais elementos químicos do universo.
Esses gases foram se unindo pela gravidade, se chocando e se aquecendo, até se e se formarem as primeiras estrelas. Com uma quantidade enorme de energia, uma estrela pode permanecer em atividade por bilhões de anos.
Quando as estrelas consomem todo o seu combustível, elas explodem e produzem novos elementos que vão formar novas estrelas, planetas e outros corpos que vão compor as galáxias. E isso pode ser observado hoje em dia, quando estrelas chamadas Supernovas explodem e criam novos elementos.
Adaptado do texto de Wagner de Cerqueira e Francisco
Equipe Brasil Escola
O Universo - Além do Big Bang. Vídeo editado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário